Projeto Eleições EABJI agita alunos

POR Wille Santos 05/10/2012

Os alunos puderam escolher seus representantes

Wille SantosNo dia 05 de outubro os alunos da Escola Adventista de Bom Jesus do Itabapoana juntamente com familiares e amigos, participaram das Eleições EABJI 2012, um projeto que teve seu início no dia 29 de setembro com a visita dos fiscais do TRE-RJ (Tribunal Regional de Justiça), mostrando aos alunos a importância do voto, o que é proibido ou não durante as eleições e quais a punições para os que infligirem as leis. Foi também ensinado aos alunos como usar a urna eletrônica, claro que foi a parte que eles mais gostaram. 

A arquiteta deste projeto, professora Kamille Bartholazi da disciplina de Geografia , aproveitou o momento das eleições municipais e tomou a iniciativa de criar o projeto, onde cada turma do Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) criou um partido com um candidato a prefeito e três candidatos a vereadores, cada candidato precisou elaborar suas proposta políticas e desenvolveram suas campanhas, que teve o auxílio do gerente de informática, Wille Santos, que produziu os "santinhos" e cartazes, além de possibilitar que a votação fosse feita através de um simuladro de  urna eletrônica no Núcleo de Informática da própria escola. Confira os candidados participantes.

 

Wille SantosWille Santos

 

 

 Wille Santos 

Wille Santos

 

 

 


 

 

"A Política em sentido clássico é a ciência ou arte de governar em prol do bem comum, porém, percebe-se pouco interesse por parte dos adolescentes e jovens em lidar com esta questão, principalmente porque a política, atualmente, se tornou sinônimo de corrupção, desvios de recursos públicos, nepotismo etc. Diante das constantes notícias sobre as más práticas de alguns políticos, as pessoas desenvolvem uma postura de apatia e de aversão para com as questões que envolvem decisões políticas. Neste momento em que antecede as eleições municipais (2012) para vereadores e prefeitos, faz-se necessária uma reflexão acerca do que é política, da sua importância”, declarou a professora Kamille.

O objetivo do projeto foi mostrar a importância da transmissão de valores, mostrando a cada aluno o seu papel na sociedade como cidadãos.

Segundo os dados do sistema, a pontuação foi a seguinte:

Prefeitos: Thalles Nunes 42%, Daniel Araújo 31%, Matheus Souza 17% e Jonatas 2,8%. Vereadores: Samuel Borges 26%, Lis Boechat 22,6%, Phândia 9,3%, Iago Miranda 8,9%, Bruno Costa 5,2%, Gabriel 4,04%, João Lucas 2,4%, Matheus Aguiar 2,4%, Tamirys 1,2%, Thallys Vinícius 0,4% e Thiago William 0,4%.

Os cadidados eleitos para o restante do ano letivo são:

Prefeito: Thalles Nunes
Vereadores: Samuel Borges, Lis Boechat, Phândia, Iago Miranda, Bruno Costa e Gabriel. 

Mais fotos aqui