Sistema de Avaliação

POR Jordany Prado 01/08/2011

Sistema de Avaliação

Educação Infantil

 

Na Educação Infantil, a avaliação far-se-a mediante acompanhamento das atividades desenvolvidas a partir da coleta sistemática de dados, por meio dos quais se comprova as consquistas que ocorrem na aprendizagem do aluno e as envidências do desempenho do professor.

Utilizamos diferentes instrumentos que possibilitam o acompanhamento dos avanços da criança, os quais são também divulgados periodicamente aos pais e responsáveis. São eles:

Diagnóstico: uma avaliação inicial instrumentalizando o professor para que posa pôr em prática seu planejamento de forma adequada às características de seus alunos;

Processual: de periodicidade bimestral e de uso individual, sob a forma de relatório. Esse instrumento é modificado sempre que a situação exigir;

Registro Periódicos: no diário de classe, com possibilidade de acompanhamento dos aspectos mais simples aos mais complexos e as devidas intervenções. (LDB, p. 17 art. 31);

 

Ensino Fundamental

 

A avaliação tem como base a produção do aluno, contrastados como os critérios de avaliação expressos nas expectativas de aprendizagem em consequência do ensino, definidos pelos objetivos propostos e conteúdos escolhidos.

A produção dos alunos abrange tudo que pode ser produto da aprendizagem, podendo se constituir de provas, exercícios, tarefas, seminários, arguições orais, exposições e outros instrumentos possíveis de serem utilizados, de forma a considerar as diferentes aptidões dos alunos.

Em cada disciplina, a nota bimestral será a média das notas obtidas durante a etapa.